Workshop sobre Novos Desenvolvimentos e Aplicações da Análise Input-Output ISEG, 9 de Maio de 2003 Organizador: Prof. João Carlos Lopes
Objectivos
Áreas temáticas
Programa e Resumos das Comunicações
Participantes
Vai realizar-se em 9 de Maio de 2003 no ISEG, organizado pela UECE, um encontro de trabalho sobre novos desenvolvimentos da análise input-output e suas aplicações ao estudo da economia portuguesa.
O principal objectivo deste encontro é dar aos autores com trabalhos recentes, ou em curso, nesta área de investigação, uma oportunidade de os apresentarem e discutirem, num ambiente aberto e informal, que contribua para criar e/ou fortalecer laços de colaboração académica, científica e pessoal.
Pretende-se também que este encontro proporcione (mais) uma oportunidade de por em contacto, criando e/ou estreitando relações de boa cooperação, os académicos a investigar nesta área e os profissionais que nas entidades oficiais com as competências legais na matéria se dedicam à produção de dados estatísticos relevantes a nível sectorial (quadros de recursos e empregos e quadros input-output).
Finalmente, pretende-se com esta iniciativa da UECE-ISEG, à semelhança do interessante encontro realizado em 2001 pelo CIDER-Universidade do Algarve, e com outras a realizar no futuro por diferentes centros de investigação e em diferentes locais, contribuir para a promoção e divulgação da Análise Input-Output em Portugal, e suscitar o interesse por esta temática, infelizmente tão descurada ao nível do ensino de economia e gestão, junto das camadas mais jovens de estudantes e recém licenciados. Esta tarefa é essencial para atrair potenciais novos investigadores.
A estruturação do encontro sobre aplicações IO ao caso português faz-se em torno dos três grandes objectivos referidos no ponto anterior, a que correspondem três áreas temáticas.
A primeira área temática diz respeito aos trabalhos de investigação recentes ou em curso, que constituem aplicações do modelo input-output ao caso português, nos seguintes domínios: energia, ambiente e recursos naturais; análise estrutural do sistema produtivo e inovação; multiplicadores económicos e impactos sociais de intervenções de política pública.
A segunda área temática é dedicada aos aspectos relacionados com a produção de estatísticas sectoriais e com a construção de quadros de tipo input-output, nos seguintes domínios: construção de matrizes regionais (Algarve; Região Centro; Açores); contas satélites (famílias, transportes, turismo); importância da matriz de importações no Quadro Input-Output.
Haverá ainda uma sessão final em que, para além do balanço das comunicações apresentadas, se fará uma discussão, em forma de mesa redonda alargada a todos os participantes neste encontro de trabalho, sobre os novos desenvolvimentos da análise input-output e o suporte indispensável à sua aplicação ao caso português: a construção do sistema quinquenal de matrizes input-output, de acordo com os requisitos dos novos sistemas de contas (SNA93, SEC95, SCNP95).
9.15 – 9.30: Sessão de Abertura
9.30 – 11.00: Sessão I – Construção de Matrizes Regionais e Contas Satélite
11.30 – 12.30: Sessão II - Alterações estruturais e inovação
14.30 – 16.00: Sessão III – Energia e ambiente
16.30 – 17.30: Sessão IV – Contabilidade Social
17.30 – 18.30: Sessão V - Novos desenvolvimentos e aplicações IO
- Moderador: Prof. Manuel Brandão Alves (ISEG)
- "Novos requisitos estatísticos - SNA93, SEC95, SCNP95", Pedro Ramos (INE e U. Coimbra)
- "Desenvolvimentos teóricos e novas aplicações empíricas", J. Ferreira do Amaral (ISEG)
- Debate, sob a forma de Mesa Redonda, aberto a todos os participantes
18.30: Encerramento dos trabalhos
View the participants' list.
|